Banco do Brasil negligencia usabilidade básica em seu Internet Banking

Eu não consigo entender como uma instituição de absoluto respaldo, renome e credibilidade como o Banco do Brasil aceita disponibilizar aos seus clientes um serviço online tão falho e extremamente mal projetado.

Agora a pouco tentei realizar uma simples operação para o pagamento de uma fatura de cartão de crédito e simplesmente não sei se tudo correu bem ou não.

Difícil acreditar que um serviço essencialmente voltado para os clientes do banco que possuem maior poder compra e investimento, os usuários de internet, seja quase totalmente desprovido de usabilidade básica.

Os avisos de erro são absurdamente vagos e não nos dão opções nem saídas para tentar entender e contornar os problemas que acontecem. Alguns botões não são nada intuitivos, o serviço carece de ícones que poderiam nos ajudar bastante e informações essenciais são incrivelmente negligenciadas.

Fico a imaginar a quantidade de operações online que deixam de ser finalizadas e a quantidade de dinheiro que deixa de ser movimentado pelos clientes por conta desses fatores. Devem ser estatísticas surreais!

É interessante observar que na página inicial do banco existem os dizeres “Acessível para deficientes visuais”. Possuo dois olhos mais ou menos perfeitos e as coisas já não foram nada fáceis, o que me faz concluir que para pessoas que não possuem visão alguma a situação provavelmente seja ainda mais difícil e complicada.

Em resumo: eu não acredito que o serviço de Internet Banking disponibilizado pelo Banco do Brasil aos seus clientes possa proporcionar uma boa experiência a ninguém. Tenho certeza de que a implementação de bons projetos de usabilidade e acessbilidade para esse serviço iriam gerar cifras enormes ao banco. O motivo pelo qual esses processos de otimização não são implantados são completamente obscuros e fogem ao meu entendimento.

Eu, como cliente do Banco do Brasil, ficaria muito satisfeito e feliz se eles me oferecessem um serviço de melhor qualidade. Espero sinceramente que isso aconteça!

Até breve!

Abr12

36 Comentários para “Banco do Brasil negligencia usabilidade básica em seu Internet Banking”

  1. Pior que é verdade, também sou cliente do Banco do Brasil a bastante tempo, e aqueles erros não levam a nada, acontece alguma coisa e você fica boiando, hehehehehehehehe.

  2. Não acho.

    Uso o internet banking muito mais que o terminal e acho o sistema muito bom.

    Talvez se você teve uma experiência ruim, não significa que o sistema seja ruim.

    O do Itau, por exemplo, é bem pior.

  3. Também utilizo o internet banking do BB, mas nunca tive muitos problemas com ele. Porém está longe de ter uma usabilidade excelente, a começar do login em java e dos campos que não funcionam bem com o firefox. Mas de todos os bancos, creio que o atendimento pela internet do BB ainda é um dos melhorzinhos.

  4. Andrézão meu broder,
    Eu tenho conta da empresa no BB, pra empresa acho que ele até é bonzinho, nunca teria conta de pessoa física lá. Nunca gostei de bancos, mas não podemos deixar de lembrar que o BB é uma estatal, sua gerencia é política e isso não tem a menor chance de dar certo. Existem 2 BBs, um que você vê e outro que os políticos usam. Por mais que tentem nunca conseguem oferecer um serviço que atenda como uma empresa privada.
    Abração

  5. Felipe Gubert Says:
    Abril 13, 2007 at 8:32 am

    O do Itau é o melhor que já testei.
    Funciona em qualquer navegador sem problemas e é bem funcional.

  6. Saudações crianças!

    #Pedro, eu me senti exatamente igual a você. As mensagens de erro simplesmente não comunicam o tipo de erro ocorrido nem como resolvê-lo. O cliente fica numa situação realmente sinistra. :P

    #Camilo, é importante observar um conceito básico usado na usabilidade que diz que o sistema é que deve ser testado pelo usuário e não o oposto. No caso do BB o sistema de Internet Banking deles testou minha paciência e me causou uma grande confusão.

    Eu acredito que se eu tive uma experiência ruim isso indica que o sistema possui sim aspectos negativos que me impedem de ter uma experiência positiva.

    Para mim o sistema ainda está muito longe de ser considerado pelo menos razoável. :)

    #Wilson, eu realmente não conheço os sistemas de Internet Banking de outros bancos para fazer um comparativo entre eles, mas fiquei muito tentado a experimentar um outro banco depois da má experiência que tive ao usar o sistema do BB.

    Os campos realmente não se comportam bem com o Firefox, no entanto a confusão causada é facilmente contornável. O que mais me incomodou foram mesmo as informações essencias negligenciadas e os avisos de erro completamente vagos e que não prestam ajuda aos usuários na detecção dos erros ocorridos.

    Muito obrigado pela presença de vocês, um grande abraço e voltem sempre! :)

  7. Fala andré, se ta bom cara? Então o único que eu usei foi o do Bradesco e achei ele meio chatinho. Já vi pessoas falando que o do Itau é o menos pior deles mas ainda não tive a oportunidade de usa-lo. Abraço

  8. Concordo no ponto das mensagens de erro. Em muitos momentos o sistema não deixa claro o que fazer do erro em diante. Não concordo com o fato de ser uma estatal justificar os erros, o da Caixa Econômica (que possui outros tipos de problema) que também é uma estatal não apresenta estes erros de mensagem de erro.

  9. Quando se pensa na quantidade de grana que esses bancos arrecadam com juros, cpmfs, anuidades e outras tantas taxas mais, não se consegue entender como seus serviços podem não beirar a excelência!
    É que a preocupação deles é com financiamento e empréstimo, minha gente! Nisso se investe!
    Tenho a impressão que serviços dessa ordem ainda não são o maior diferencial competitivo do setor…por isso a baixa qualidade!

    P.S.: Fill, dizem os usários que o Bradesco consegue superar o BB. É o mais burocrático e complicado de todos!

  10. Banco nao arrecada dinheiro com cpmf Carol. O Unibanco é o menos burocratico, mas o que cobra juros altissimos, voce pode estar desempregado, que eles te dao credito, nem parece banco. Voce se enforca e nem ve.

  11. Hum…

    Será que usamos o mesmo banco-on-line do Banco do Brasil?

    Eu uso firefox e funciona bem. Não tenho problemas com as mensagens e acho o serviço muito bom!

    Sobre as mensagens, corrijam-me se estiver errado:
    Se tudo correr bem numa operação parece uma tela como e-pronto ou algo assim!

    Se não aparecer foi por que algo deu errado! O que vocês queriam a mais? sons?

    Andrezão…. esta parece ser uma entrada escrita de cabeça quente!

    abração pra ti!

  12. Sérgio, realmente escrevi essa entrada logo depois de uma experiência negativa usando o serviço, mas não diria que foi escrito de “cabeça quente”, pois essa não foi a primeira vez que me frustrei ao usá-lo.

    Para exemplificar o quanto o sistema carece de usabilidade básica eu vou usar o exemplo de uma simples transferência de uma conta corrente para uma poupança que tentei realizar dias atrás.

    Ao tentar executar essa transferência o sistema pede que eu digite o número da minha agência, o número da minha conta corrente e, em seguida, solicita que eu digite algo em um campo cujo rótulo diz “variação”. Mas o que viria a ser essa “variação”? Fiquei a pensar e terminei desistindo da operação por não conseguir ser instruído o suficiente pelo sistema.

    No dia seguinte consultei um amigo que também utiliza o Internet Banking do BB para saber se ele podia me dar uma força. Pois bem, ele me falou que a “variação” solicitada se referia ao tipo de poupança para a qual o dinheiro da conta corrente seria transferido: Poupança Ouro ou Poupex, códigos de “variação” 01 e 02, respectivamente.

    Voltei ao site do BB, fiz login, procurei por essa informação em todos os “cantos” possíveis e posso afirmar que ela simplesmente não existe. E se existe conseguiram fazer com que ela não estivesse nada acessível.

    O mais impressionante nisso tudo foi que esse amigo que me ajudou disse que teve exatamente o mesmo tipo de dúvida ao tentar realizar esse mesmo tipo de operação. E como ele então conseguiu descobrir o que significava o rótulo “variação” para aquele campo?! Ele precisou telefonar para algum número de suporte para obter essa informação. Sinistro!

    Mas é bom deixar registrado aqui que eu também não possuo muita experiência com banco, provavelmente muito menos experiência que você. Mas mesmo assim eu não acho que eu esteja me precipitando ao fazer uma crítica ao serviço, visto que o perfil de clientes do banco que possuem pouca experiência com transações bancárias e que irão utilizar o Internet Banking com certeza irá crescer muito nos próximos anos.

    Toda a juventude que está começando a trabalhar agora ou que irá começar em breve fará grande uso da Internet para realizar pagamentos, transferências e outras operações. E essas pessoas também terão pouquíssima experiência com bancos. Concorda comigo?!

    Grande abraço!

  13. Opa André!

    Esse erro específico que você citou é “vero” e existe inclusive na interface dos caixas eletrônicos!. Na primeira vez que fui fazer esta trasnferência também só descobri pedindo ajuda aos atendentes dos salões de atendimento!

    Taí uma sugestão a ser feita ao “fale conosco”.

    Mas tirando essa aí ( que é grave) não deve ter nada mais grave não!

    []‘s

  14. Obrigada pela informação, Sérgio! De toda forma, é muita taxa e pouco serviço. Acho que você concorda.
    Mas e aí, o que será que está faltando para uma desburocratização do processo???
    A origem ultrapassa os limites da web e abrange (desde os primórdios da história do Brsil) todos os setores da economia.
    A web pode ser um bom espaço não só de discussão, mas de reivindicações sobre os sistemas todos que utilizamos e que, como clientes exigentes, temos por obrigação fazer valer de fato o tal “custo e benefício”.
    Impressões pessoais “de cabeça quente” é, na minha humilde opinião, o que falta pra nós.
    Parabéns pela iniciativa André!

  15. Olá Carol!

    Concordo contigo que devemos fazer valer nossos direitos e participar/reclamar/denunciar mais! Mas, de “cabeça quente”, sempre se corre o risco de se perder a razão!

    Muita calma na hora de fazer valer os direitos, pode fazer toda a diferença!

    No mais, o texto do André deve ser enviado ao suporte do BB, pois a dúvida do exemplo (transferência cc p/ poupança) deve ser bastante recorrente!

    Abraços a todos

  16. Ótima dica, Sérgio! Publicar o artigo no suporte do BB soou como uma boa iniciativa. =)
    Completo esclarecendo que minha visão crítica e colérica não é tão incongruente com a vergonhosa realidade (e digo com pesar). Precisamos estar atentos ao fato de que direitos e deveres são negligenciados a todo momento na cultura nacional da corrupção (nos mais diversos âmbitos sociais).
    As reivindicações podem e devem ser feitas à luz da ética e com uma pitada de educação / boa vontade (que não faz mal a ninguém, diga-se de passagem).
    Não há agressão gratuita, nem desmerecimento!
    Sim aos elogios e boas iniciativas! Que elas apareçam, sejam sempre bem-vindas e reconhecidas (como os serviços on line, o qual todos concordamos ser um grande avanço).
    Mas acho realmente que o ser humano precisa ser austero por vezes! E não há porquê temê-lo. É desta “falta” a que me refiro.
    Pra finalizar, mesmo eu tomando a liberdade de evocar indicativos mais abstratos do que técnico-operacionais, tem mérito a pauta e os participantes, que inspiraram discussões pertinentes e angariaram experiências distintas do serviço.

    Parabéns a todos!

  17. Então André,

    Concordo com o que você respondeu.
    Acho que o sistema é fácil de usar, esse ponto que você falou da falta de informações deve ser uma coisa a ser melhorada, porém eu sei o que significa a tal Variação, tenho contato com bancos desde criança, abri minha primeira conta com 11 anos e na família todo mundo já trabalhou em banco, então seria uma informação que eu sei o que é.

    Apesar disso acho o sistema fácil, transferências, extratos e saldos têm links rápidos, um menu em javascript que evita que eu tenha que dar 3 cliques para chegar em alguma operação (como acontece no Itaú) e não tenho nenhuma dificuldade em entrar pelo Firefox que é o navegador que eu uso (e recomendo!!). A questão do teclado virtual pra digitar a senha no começo é válida, ele demora um pouco pra aparecer, mas acesso a conta pela internet há tantos anos que já acostumei.

    Quis dizer que (eu acho) o sistema bom, e que a sua experiência ruim, não desvalorizaria o sistema, mas poderia ser um ponto para que ele fosse melhorado, não estou sendo ofensivo, espero que tenha entendido o meu ponto de vista em relação a isso!

    Abraços!

  18. Fala Camilo!

    É claro que entendi o seu ponto de vista, meu velho! :)

    Eu tenho me amarrado nessa discussão, as opiniões são muito divergentes e isso enriquece a discussão de uma maneira bem interessante.

    Por exemplo: você afirma que o Itaú possui um Internet Banking pior que o do Banco do Brasil, mas o Felipe Gubert diz, no quinto comentário desse artigo, “o do Itau é o melhor que já testei”. Isso é muito louco, não é mesmo?! :)

    Minha idéia não foi tentar “desvalorizar o sistema”. Apenas acho que ele possui uma curva de aprendizado que poderia ser minimizada se algumas melhorias fossem realizadas. No comentário de número 12 eu dei um exemplo claro de um ponto onde fiquei completamente perdido por conta de uma informação que não pude encontrar em lugar algum do sistema.

    O que nos diferencia é que você possui grande experiência com bancos e eu não possuo quase nenhuma. Acho que esse é o ponto chave que faz com que tenhamos opiniões tão divergentes.

    Mas é interessante atentarmos para o fato de que, como também falei no comentário de número 12, “toda a juventude que está começando a trabalhar agora ou que irá começar em breve fará grande uso da Internet para realizar pagamentos, transferências e outras operações. E essas pessoas também terão pouquíssima experiência com bancos. Concorda comigo?!”

    Quanto ao teclado virtual eu não tenho crítica alguma a fazer, pois ele existe para a nossa própria segurança, e segurança nunca é demais, especialmente na Web.

    Muito obrigado pela presença, Camilo! Você tem contribuído muito aqui no Blog com suas palavras e são desses leitores que o Valongueiro mais gosta! :)

    Grande abraço e tudo de bom!

  19. Legal cara, o grande barato mesmo é a divergência das opiniões onde a gente coloque o que pensa com argumentos fortes, porém respeitando a opinião alheia.

    Sobre o “desvalorizar o sistema”, você respondeu o que eu queria dizer, é que acho que o termo que usei não foi o mais adequado!

    Bem interessante essa discussão, gosto de conversas assim, se todo mundo fosse igual, pensasse a mesma coisa, torcesse para o mesmo time o mundo seria tão chato…

    Abração

  20. na propria pagina de transferencia de cc para poupanca, tem link para:
    https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/ajuda/ajuda0819.jsp
    poupança-ouro 01
    poupança-salário 02
    poupex 91

    devia ter um padrao de numeracao pra todos os bancos, pois na caixa variacao da poupanca é 13, algo assim.

  21. ah, e eu ia falar assim: voce perguntou pra deus sobre isso?
    http://www.google.com.br/search?q=variacao+poupanca+banco+do+brasil
    vc ia encontrar alguns exemplos, nao sei se explicacao.
    mas agora inclusive jah aparece este post nesta busca, talvez jah fruto de seu PR 4 :P
    o meu foi do zero pra 3, e eh algo gratificante mesmo, e eu tive sorte, pois tenho meu blog tem 1 mes, e dei sorte que o google jah atualizou o PR agora, e claro, os links que recebi de blogs de qualidade acho que foram fundamentais. e olha que eh blogspot hem :P

  22. Oi Andre

    Eu também acho que o portal do BB deixa a desejar em alguns pontos.
    Mas nunca tive problemas e acho o sistema de segurança com o cadastramento de computadores bastante eficiente.
    Não sei te dizer exatamente o dia, mas talvez até o final do mês (ou começo do mês que vem) deve ser lançado o novo site totalmente reformulado.
    Acho que muitos dos pontos que você comentou deverão ser reformulados.
    Gostei bastante do post e acho que assim surgem idéias interessantes de como melhorar a usabilidade.

    abrs

  23. Hahahahaha! Muito bom!
    Ótimo você tocar em acessibilidade, pois isso é uma coisa que os bancos em geral estão pouco se lixando. Assiti hoje, em um dos jornais locais (de Recife), como é difícil um cadeirante pagar uma conta. Nessa matéria a pessoa (que estava com uma câmera escondida) acabou desistindo e o que vi foi: impossibilidade de entrar nos bancos (por escadas e porta rotativa), a falta de solução por parte dos gerentes e como é difícil um cadeirante alcançar os botões da máquina de auto-atendimento.

    Trazendo o exemplo para o mundo virtual, você já notou como é dificil enxergar os números do aplicativo Java para escrevermos a senha no Banco do Brasil? Eu sempre tenho que aumentar o contraste. Se pra mim é assim, imaginem para um deficiente visual ou um deficiente motor?

  24. Eu definitivamente estou feliz em pagar cada centavo das tarifas absurdas de cara que o Unibanco cobra. Pelo menos vejo que cada centavo que gasto é investido num sistema de internet banking, amigável, fácil, simples, seguro e confiável.

    Tanto para minha conta de pessoa física quanto jurídica.

    Caí na asneira de abrir uma conta no Banco do Brasil, devido à propaganda na televisão como todo seu, web 2.0, facilidade para PME entre outras…

    Primeira decepção: Gerenciador financeiro… Estava mal acostumado com a facilidade do Unibanco, e quando fiquei sabendo do tal gerenciador financeiro, aplicativo a parte que precisava fazer um download, fora do web site principal, já torci o nariz. Mas bem, tudo questão de costume. Depois foi a senha para chave J, senha 6 números, senha 8 números. Até aí tudo bem, é para minha segurança, mas poderiam avisar e fazer tudo de uma só vez. No meu caso, só descobri um de cada vez, o que me obrigou a passar algumas vezes na agência.

    Senhas prontas, oba vamos usar… A senha que cadastrei não funcionava.

    Liguei para o 0800. Confirmei que não funcionava, mas não sabiam o porque? Novamente fui a agência e repeti todo procedimento para todas as senhas. Beleza!

    Acessei, abriu o gerenciador. Graças a Deus! Fui fazer um doc. Minha senha de 8 dígitos não funcionou. Tranquilo… liguei para o 0800. Realmente não funcionava. Liguei para o gerente, ele me fez a gentileza de resetar e entrar nova senha.

    Depois de 15 dias aproximadamente consegui finalmente meu saldo. Mas notei que o gerenciador não é tão amigável e fácil de usar. Embora aparentemente me pareceu mais completo em opções que o Unibanco.

    Dai precisei emitir um boleto para um cliente, descobri que precisaria fazer um download de outro aplicativo, cadastrar e montar o boleto, exportar para o gerenciador financeiro. Porque não é tudo integrado?

    Também para isso precisei do 0800. E consegui.

    Reclamei isso na ouvidoria.

    Depois minha máquina pifou. Comprei um Mac e surpresa…Não existe gerenciador financeiro para Mac OS.

    Também reclamei na ouvidoria, pois inclusive a foto do site do BB.com o cara segura um Macbook.

    Okay, não dá para pegar informação de saldo pela web. Vamos tentar por telefone… Descobri que existe um novo número do portador. E fique mais uma semana sem o saldo. Mas porquê não me avisaram também do número do portador…?

    Liguei para minha agência no interior do RS e? o banco abre as 10h, fecha as 15h, só tem 1 gerente PJ e só ele poderia me ajudar a saber meu saldo. Fiquei 1h no telefone esperando ele é lógico, nessa hora já estava em pânico.

    Já estendi muito a história e cheguei a seguinte conclusão: O dinheiro que o Unibanco investe na melhora do sistema de internet, o Banco do Brasil no 0800.

    Eduardo

  25. Eduardo,
    Tambem tive essa desagradavel surpresa ontem: tentei utilizar o gerenciador financeiro com meu Mac e li a informacao na tela de que o miseravel so reconhece windows e linux.
    E agora so tenho 3 escolhas: mudar de banco, encarar o 0800 ou procurar um caixa eletronico para acessar a conta.
    Isso tudo pq estamos falando do Banco “do Brasil”..

    []
    Marcelo.

  26. Rodrigo Says:
    Abril 4, 2008 at 9:01 am

    Puxa… achei que era só eu que tinha acessos de raiva com as falhas destes internet banking do BB… pior é que tem gente sendo paga pra manter este sistema no ar… falho, erros aleatórios, lentidão – alguém já tentou escrever a tal “variação 01″ numa transferencia eletrônica? Tem que fazer phd em informática?

  27. nao entendo por que o banco do brasil nâo dar muita chance pra um estagiário fazer exemplo: emprestimo cdc e etc…. tem que entender que todo estagiário recebe uma remuneraçâo mesmo baixa mais rebe!!!!!
    e claro que o estagiario irá pagar assim como qualquer pessoa que trabalha !!!!!! por isso que nÂo gosto do banco do brasil !!!!!! só mais o bradesco!!!!!!!!! ou outros mais no bb nunca mais!!!!!!!

  28. Bom a questão do Gerenciador Financeiro no MAC, é muito simples de ser resolvido, usem Maquina Virtual c/ Windows 98SE [TOTALMENTE ATUALIZADO] com Internet Explorer 6 e Java Virtual Machine ! Aqui funciona perfeitamente ! alguma duvida posso ajudar por email ramon@live.jp

    Abraços !

  29. Experimenta descobrir a variação da sua conta-poupança. É o que eu tô fazendo exatamente agora.
    Pra você ter uma idéia, uma busca simplesmente por “variação” no mecanismo de buscas do site não retorna nenhum resultado. Isso mesmo, NENHUM.
    Nesse momento, tô pesquisando no Yahoo Respostas, porque dentro do site… sem chance!

  30. Juliano Vasconcellos Says:
    Agosto 27, 2008 at 5:20 pm

    tirei minha duvida sobre o codigo de variação aqui hehehe o ajuda do site do banco nao entrava nada…

    eita porcaria… eu uso o banrisul e achava que nao era grandes coisas, mas to vendo que é muito bom… ao menos perto do bb

    e olha que sou webdesigner… nao tem desculpa pro bb de usuário inexperiente. negócio é dificil mesmo

  31. que coisa gente…nunca vi isso

  32. H. Romeu Ixupe Says:
    Novembro 7, 2008 at 7:34 pm

    Pelo que eu leio ai nunguém tem conta e nem precisa acessar o site da Caixa Econômica Federal. Vai ser ruim assim lá na p.q.p.

  33. Juliana Serra Says:
    Março 23, 2009 at 1:35 pm

    Hehehe.. voltando à dúvida sobre as variações do Branco do Brasil (referentes à poupança), depois de muuita pesquisa no Google (sim, no Google, pq no site do BB é impossível de encontrar), achei essa página que disponibiliza as variações:
    http://www.bb.com.br/portalbb/page1,116,2214,1,1,1,1.bb?codigoMenu=1092&codigoNoticia=1375&codigoRet=1943&bread=3
    Qual a diferença entre elas?
    Aí vai ser outra grande pesquisa…

  34. Carlos Giordano Carlos Lopes Says:
    Maio 14, 2009 at 1:41 am

    Bem, utilizo diariamente os serviços do BB pela internet e nunca me deparei com qualquer problema, seja para realizar pagamentos de faturas de cartão de crédito ou boletos bancários, transferências, aplicações, recargas de celular pré-pago, etc. Realmente não tenho do que questionar…

    Já em relação às variações da poupança, de fato, após acessar o BB internet banking com sua senha, não pude localizar as informações solicitadas, contudo, se vocês realizarem a mesma pesquisa antes de acessar a sua conta, poderão achar facilmente através de “Investimentos e Futuro\Investimentos\Poupança”. Nesse local, informa todas as variações existentes, porém, não explica detalhadamente para que servem, são elas:

    Poupança Ouro 01
    Poupança Ouro Salário 02
    Poupança Ouro Conta Investimento 88
    Poupança Poupex 91
    Poupança Poupex Salário 92
    Poupança Poupex Conta Investimento 98

    Até onde eu saiba, as variações mais utilizadas de poupança são a 001, que diz respeito à Poupança Ouro, e a 091, referente à Poupança do tipo Poupex, sendo esta primeira a mais usual, cujos recursos captados são utilizados na área rural. Já nessa segunda hipótese (Poupex), os recursos são destinados para financiamentos imobiliários.

    Vale frisar, por oportuno, que os rendimentos entre essas duas modalidades de poupança são idênticos, porém, quem vislumbra poupar quantias para a aquisição de um imóvel, é recomendável que direcione os investimentos para o Poupex, já que, em tese, existiriam algumas vantagens para esses poupadores, as quais desconheço.

    Espero ter contribuído de alguma forma.
    Att. Giordano Lopes – Natal/RN

  35. éder jones Says:
    Junho 19, 2009 at 11:34 pm

    olá pessoal,eu li todos os comentários,e concordo plenamente,o acesso a minha conta corrente pela internet,tem sido um dos maiores desafios ultimamente,eu considero o site extremamente falho,eu cadastrei a minha senha dias atrás,para ver se facilitava o meu lado,mas até agora não consegui sequer acessar a conta,por várias vezes,o site me deixou esperando,esperando…até que eu desistisse,não tenho muita experiência com sites de bancos,mas esse dfinitivamente,NÃO FUNCIONA BEM!!!,um abraço pessoal.

  36. O problema do BB até o nomeno é no acesso ao Gerenciador Financeiro em ontras plataformas que não sejam Windows e Linux.

    Uso o Mac OSX e só posso acessar o gerenciador financeiro por uma máquina virtual…

    Deprimente.

Comente