Como combater a procrastinação com apenas 2 atitudes simples

Não, eu não venci completamente a procrastinação, mas fiz um progresso considerável em direção a essa meta nos últimos tempos. Eu pesquisei bastante e aprendi algumas formas inteligentes de vencer algumas batalhas contra a arqui-inimiga da produtividade.

Eu descobri que para procrastinar menos e produzir mais nós devemos colocar em prática algumas estratégias que podem ser completamente agressivas ou bastante sutis. Você precisa apenas aprender qual estratégia deve ser empregada em determinado momento e contexto.

Por toda web há muitas dicas para evitar a procrastinação e eu devo ter lido uma parte significativa dessas dicas e artigos, mas gostaria de focar em dois hacks que funcionaram melhor para mim. Dois, apenas dois! Um deles possui uma abordagem mais agressiva, enquanto o outro é sutil ao ponto de colocá-lo em modo produtivo de forma quase imperceptível.

Naturalmente não estou falando de técnicas milagrosas para eliminar a procrastinação, de forma que sua vontade, energia e atitude mental precisarão participar do jogo ativamente.

Uma das coisas mais importantes sobre aprender a vencer a procrastinação é que, se você obtiver sucesso, você estará automaticamente muitos passos à frente da grande maioria das pessoas.

A grande maioria das pessoas são procrastinadoras profissionais. Elas inventam todo o tipo de mentiras e desculpas super eficientes para evitar fazer o que é realmente importante. O próprio ato de viver extremamente ocupado o tempo todo constitui uma das formas mais comuns de procrastinação.

Vejamos as duas técnicas básicas que aprendi e que me ajudaram muito a vencer diversas batalhas contra a procrastinação. Espero que sejam úteis para você como foram para mim.

Não pense demais, seja agressivo e cruel contra a procrastinação!

Essa técnica é especialmente útil em situações onde habilitar o modo produtivo não pode ser feito de forma sutil.

Um grande exemplo seria o seguinte: você acordou mais cedo para realizar atividades físicas, mas ao olhar pela janela e perceber um clima levemente frio você é imediatamente capturado pelo risco iminente da procrastinação e começa a pensar seriamente em sabotar o seu bem-estar desistindo dos exercícios. O truque aqui é muito simples:

Você não deve dar tempo a si mesmo para sabotar-se. Você não deve procurar nem usar tempo algum pensando sobre desculpas para evitar cumprir um compromisso que você assumiu com você mesmo!

O segredo é ser agressivo positivamente. Simplesmente abra os olhos, troque de roupa o mais rápido que puder e saia para exercitar-se. Acredite em mim: não dê tempo a si mesmo, pois se fizer isso as chances de auto-sabotagem serão enormes. A procrastinação é cruel e não perdoa, você precisa ser rápido se quiser vencê-la!

Ative o seu modo produtivo de forma sutil e inteligente

Existe uma forma sutil e realmente inteligente para ativar o seu modo produtivo quando você estiver evitando alguma obrigação ou atividade necessária.

Apenas inicie fazendo algo muito simples relacionado àquela atividade. Se você executar um conjunto pequeno de tarefas simples você rapidamente estará colocando-se num fluxo produtivo que pode ser facilmente continuado com outras tarefas. Parece simples demais para ser verdade? Apenas experimente!

Experimente apenas limpar a mesa de trabalho do seu home office e logo você estará recolhendo o lixo, arrumando as gavetas e até aspirando a poeira do escritório. Isso realmente funciona!

O truque aqui é não pensar no tamanho total e na complexidade da atividade que você precisa executar, mas apenas começar pela tarefa mais simples possível e tentar habilitar o seu modo produtivo de forma sutil. É um hack mental que considero super eficiente.

A verdade sobre a procrastinação

Você precisa aprender uma verdade sobre a procrastinação:

Procrastinar é absurdamente mais desconfortável do que fazer o que precisa ser feito.

Nós procrastinamos para evitar fazer algo que consideramos chato, novo, diferente ou complexo, mas precisamos entender que realizar essas tarefas nos coloca imediatamente em uma posição incrivelmente mais interessante. Você estará fazendo, realizando, trazendo os seus sonhos e objetivos para mais perto de você. Isso deve ser o suficiente para fazê-lo travar cada batalha contra a procrastinação com atenção e perícia máxima.

Boa sorte!

Artigos relacionados:

Comments

  1. Daniel Ferreira says:

    Muito interessante, não conhecia nem esse termo mas faço isso direto :p
    A segunda técnica já utilizo mas com outro termo, bastante usando na área de TI, chamado “dividir pra conquistar”, onde consiste de tudo oq vc for fazer, deve ser dividido em tarefas menores, e realmente sempre funciona!
    []s

  2. Fernando Silva says:

    A ironia é que eu achei este tópico enquanto estava procrastinando…

  3. Procrastinação é um dos maiores males da humanidade! Excelente artigo, preciso ficar sempre me policiando para evitar procrastinar.

    • Rudolfh, eu aconselho que você mantenha em mente esses duas técnicas simples para evitar a procrastinação. Procure internalizá-las da forma mais consistente possível e eu acredito que você poderá começar a vencer algumas batalhas contra a procrastinação de forma muito rápida e eficiente.

      Seja agressivo e implacável contra a arqui-inimiga da produtividade e você será capaz de realizar muito mais coisas e obter resultados cada vez mais positivos.

      Sucesso!

      []‘s

  4. Maravilha!
    O negócio é fazer acontecer… a recompensa é muito maior que o tédio gerado pela procrastinação.

  5. Alexandre says:

    Cara mto obrigado, seu post me ajudou mto, nao de tempo a voce, pois ela nao perdoa. Essa frase abriu meu mundo obrigado!

  6. Anderson says:

    Legal as dicas. Estou passando por um periodo de baixa produtividade e vou tentar usar estas atitudes para ver se recupero o ritmo.

    Abraço

Trackbacks

  1. @vii_puperi Leia isso, talvez a ajude! http://bit.ly/b2xcWb :) #produtividade

  2. Como combater a procrastinação com apenas 2 atitudes simples http://bit.ly/b2xcWb #produtividade // RT, pf!

  3. RT @valongueiro: Como combater a procrastinação com apenas 2 atitudes simples http://bit.ly/b2xcWb #produtividade // RT, pf!

  4. :O RT: @valongueiro: Como combater a procrastinação com apenas 2 atitudes simples http://bit.ly/b2xcWb #produtividade // RT, pf!

  5. RT @valongueiro: Como combater a procrastinação com apenas 2 atitudes simples http://bit.ly/9Lv8FZ

  6. pra combater a procrastinação http://bit.ly/b2xcWb [via @dfsdaniel ]

  7. Bom pra ler antes de começar a trabalhar. RT @valongueiro: Como combater a procrastinação com apenas 2 atitudes simples http://bit.ly/9Lv8FZ

  8. evelineperes says:

    RT @valongueiro: Como combater a procrastinação com apenas 2 atitudes simples http://bit.ly/b2xcWb #produtividade // RT, pf!

  9. rudolfh says:

    RT @valongueiro: Como combater a procrastinação com apenas 2 atitudes simples http://bit.ly/9Lv8FZ

  10. RT @valongueiro: Como combater a procrastinação com apenas 2 atitudes simples http://bit.ly/9Lv8FZ

  11. RT @valongueiro: Como combater a procrastinação com apenas 2 atitudes simples http://bit.ly/9Lv8FZ

  12. João Anisio says:

    RT @gitavares: RT@valongueiro:Como combater a procrastinação com apenas 2 atitudes simples http://bit.ly/9Lv8FZ / @jmauriciosj essa é p/ vc

  13. Nós procrastinamos para evitar fazer algo que consideramos chato ou complexo. Vença esse hábito negativo! http://bit.ly/b2xcWb

  14. RT @valongueiro: Nós procrastinamos para evitar fazer algo que consideramos chato ou complexo. Vença esse hábito negativo! http://bit.ly/b2xcWb

  15. [...] mesma forma muitos anos de erros foram necessários para que eu pudesse aprender como começar a vencer a procrastinação. E a verdade é que ainda hoje continuo errando bastante em um número muito grande de [...]

  16. via @valongueiro : http://iwtwo.in/Aq (combatendo a procrastinação)

  17. [...] ou qualquer outro fator quiser impedí-lo de tomar esse atitude positiva eu recomendo que você leia esse artigo e comece a aprender a lidar com a procrastinação com apenas duas atitudes [...]

  18. "A grande maioria das pessoas são procrastinadoras profissionais…" Combata isto com apenas 2 atitudes simples http://bit.ly/9Lv8FZ

  19. Muita gente interessada em combater a procrastinação. O meu post mais popular atualmente: http://bit.ly/b2xcWb

  20. vale mesmo. RT: @valongueiro: Muita gente interessada em combater a procrastinação. O meu post mais popular atualmente: http://bit.ly/b2xcWb

  21. [...] por você de muitas formas diferentes. Aprenda sobre suas motivações, seus desejos e aprenda a combater a procrastinação para dar um passo largo em direção a disciplina. Seja agressivo quando estiver fazendo isso, não [...]

  22. Como combater a procrastinação com apenas 2 atitudes simples http://bit.ly/b2xcWb #produtividade

  23. RT @valongueiro: Como combater a procrastinação com apenas 2 atitudes simples http://bit.ly/b2xcWb #produtividade

  24. RT @cantinhodoagile: RT @valongueiro: Como combater a procrastinação com apenas 2 atitudes simples http://bit.ly/b2xcWb #produtividade

  25. brunosouza says:

    fuderozo! RT @valongueiro: Como combater a procrastinação com apenas 2 atitudes simples http://bit.ly/b2xcWb #produtividade

  26. RT @cantinhodoagile: RT @valongueiro: Como combater a procrastinação com apenas 2 atitudes simples http://bit.ly/b2xcWb #produtividade

  27. RT @valongueiro: Começar #2011 combatendo a procrastinação é uma grande atitude! http://bit.ly/b2xcWb

  28. Começar #2011 combatendo a procrastinação é uma grande atitude! http://bit.ly/b2xcWb

  29. brunosouza says:

    (Y) RT @valongueiro: Começar #2011 combatendo a procrastinação é uma grande atitude! http://bit.ly/b2xcWb

  30. RT @valongueiro: Como combater a procrastinação com apenas 2 atitudes simples http://bit.ly/9Lv8FZ

  31. Supere a procrastinação com dois truques eficientes » André Valongueiro http://icio.us/kW8MEL

Speak Your Mind

*

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes